Blog

A Ergonomia na Norma Regulamentadora 17 (NR-17)

Conheça uma das mais famosas normas regulamentadoras: a NR-17. Entenda-a e coloque em prática, trabalhando de forma segura e eficiente.

As Normas Regulamentadoras, que ao todo são 37, são disposições do capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as quais dispõem sobre Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Na prática, são direitos e deveres de empregadores e trabalhadores que, ao serem cumpridos, garantem um trabalho mais seguro.

A NR-17, intitulada “Ergonomia”, foi escrita nos anos 90, atualizada pela última vez em 2018 e também conta um Manual de Aplicação e um livro chamado “Ponto de Verificação Ergonômica”. No Manual, há uma seção para a informação de como a NR foi elaborada e vários comentários sobre a norma.  

Já o livro é uma publicação também de 2018, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, e conta com exemplos funcionais de melhorias ergonômicas, com figuras e questionários — uma forma bem didática de explorar a NR-17.

O que é e qual o objetivo da NR-17?

Ela foi desenvolvida visando estabelecer parâmetros para uma melhor adaptação do trabalho ao indivíduo, prezando sempre pela segurança e eficiência. Foi criada no contexto de vários casos de tenossinovite em digitadores, em São Paulo. Seus principais objetos de avaliação são:

  • Levantamento, transporte e descarga de materiais
  • Mobiliário
  • Equipamentos
  • Condições ambientais do posto de trabalho
  • Organização do trabalho

Sobre o primeiro ponto, a norma define as idades mínimas e máximas para que um trabalhador exerça essa função, impõe como dever que sempre deve ser feito um treinamento de como transportar os materiais com esse funcionário, entre outros. Já sobre o mobiliário, a NR-17 explicita os pontos que devem ser melhorados como: altura e características da superfície, altura do assento, e assim por diante, para cada elemento do posto de trabalho.

Também são feitas recomendações sobre iluminação e diretrizes para as funções de operadores de checkout e trabalho com telemarketing.

Desta forma, consultando as Normas regulamentadoras, fica mais fácil adequar o ambiente de trabalho voltado para a segurança e bem estar dos colaboradores.