Sair do escritório e trabalhar em home office já é uma realidade para muitas pessoas e, mesmo em casa, é preciso ficar atento aos riscos ergonômicos, lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais que o trabalho possa ocasionar, assim como na empresa. Confira agora algumas formas de amenizar estes riscos em casa também.
O trabalho em home office em tempo integral já virou realidade para muitas pessoas há algum tempo. Os motivos podem variar de empresa para empresa, sejam eles por questões de readaptação ao estilo de trabalho durante a quarentena e o isolamento social, pelo trabalho realizado de forma remota pelos funcionários que moram em cidades diferentes da empresa ou temporariamente, devido a uma reforma no ambiente de trabalho, por exemplo.
Para que o trabalho em home office seja efetivo e continue trazendo os resultados esperados, é importante que além de um planejamento bem feito das tarefas a serem executadas, como cronogramas, prazos e outros indicadores de desempenho, haja também um cuidado com o local de trabalho. Questões como a escolha do cômodo da casa, mobiliário adequado e controle dos fatores externos, são alguns dos motivos que podem definir se o trabalho remoto será produtivo ou não.
Riscos ergonômicos
Atualmente as empresas tem se preocupado cada vez mais com a saúde e o bem-estar dos seus funcionários. Uma das formas de mensurar os riscos que o ambiente de trabalho possa oferecer é através da Ergonomia, realizando uma análise ergonômica, por exemplo, em conformidade com a Norma Regulamentadora (NR 17 – Ergonomia).
E quais são estes riscos?
O trabalho repetitivo, tarefas que exigem esforço físico ou mental, postura estática aliada à carga horária excessiva e o mobiliário inadequado para o trabalho, podem desencadear uma série de dores e incômodos pontuais ou crônicos que podem evoluir para lesões mais graves, como também:
- Dores no pescoço e nas costas
- Escoliose
- Hiperlordose
- Cifose
- Enxaqueca
- Hérnia de disco
- Dores nas articulações e tendinite
- Sensação de formigamento nas pernas
- Cansaço e fadiga
Mas, se na empresa há mais recursos para fazer estas análises ergonômicas e adequar o mobiliário de acordo a Norma Regulamentadora (NR17), como levar estes cuidados para dentro de casa, no home office?
Como melhorar a ergonomia no home office
Preste atenção na altura do mobiliário e na sua postura em frente ao computador
Se livre da tentação de trabalhar somente do sofá ou da sua cama. É tentador e parece confortável, mas ao longo do tempo você notará que irá ficar cansado logo no início da jornada de trabalho, com dores nas costas e no pescoço.
O ideal é utilizar uma mesa em que seu computador possa estar bem à frente dos seus olhos sem que precise abaixar ou levantar o pescoço ao olhar a tela. Para isso, você pode utilizar um suporte, uma caixa ou até mesmo alguns livros que estão esquecidos na sua estante.
Para a cadeira, opte por uma em que suas costas encostem no apoio, seu quadril e joelhos fiquem em um ângulo de 90° e seus pés precisam estar totalmente apoiados no chão. Caso não alcance, utilizar algum apoio para os pés é uma boa opção. Se a única opção é utilizar uma cadeira que não tenha regulagens, você pode adaptar com algum travesseiro ou almofadas, tanto para sentar em cima e conseguir um pouco mais de altura quanto para apoiar as costas.
Se a ideia é investir em uma cadeira nova, dê preferência para as que sejam confortáveis e de material que não seja quente, pois você irá passar longos períodos de tempo nela e o calor e suor podem incomodar bastante. Escolher uma com apoio para os braços também é uma boa opção. Se optar por fazer a compra da cadeira on-line, vá até uma loja física antes, se puder, para experimentar e definir o modelo que melhor se encaixa para você. Assim você evita surpresas e arrependimento após a compra.
Escolha o ambiente mais adequado
Muitas vezes é difícil conciliar o ambiente de home office com a rotina do dia a dia da casa, seja por dividir o espaço com outros parentes ou pelas crianças correndo pelo cômodo, mas é muito importante pensar em qual local da casa será o mais adequado para o trabalho. Um ambiente com uma iluminação adequada (nem muito claro e nem muito escuro) fará com que você não precise forçar a sua visão, reduzindo as chances de ter uma dor de cabeça ou enxaqueca, assim como um local bem ventilado e com menos interferência de barulhos externos trará mais conforto e disposição e concentração durante o seu dia. Uma boa opção para abafar os barulhos é utilizar um fone de ouvido ou um protetor auditivo, desses que vendem em farmácia mesmo.
Faça pequenas pausas durante o dia
Para quem trabalha o dia todo sentado, o ideal é fazer uma pausa a cada 2 horas. Você pode levantar para ir ao banheiro, tomar um copo d’agua e ir até a janela para se distrair e aliviar a mente por alguns minutos. Se a rotina de trabalho for intensa, coloque lembretes no seu celular para te lembrar destas pausas.
Fazer alguns alongamentos também é muito eficaz para aliviar as dores musculares e a tensão. Cerca de 5 a 10 minutinhos de alongamentos são suficientes para você notar a diferença e a melhora tanto física quanto mental. Alongar os braços, pescoços, pernas e costas trará um alívio imediato.
Estes alongamentos podem ser realizados através da Ginástica Laboral On-line, onde o professor irá direcionar os exercícios específicos para o home office, através de plataformas de transmissão de vídeos. As aulas geralmente tem duração de até 10 minutos e a cada dia é trabalhado os grupos musculares mais solicitados durante a rotina de trabalho, evitando o surgimento dos desconfortos, lesões e dores citados acima. Saiba mais neste post os benefícios da Ginástica Laboral.
Gostaria de implementar a Ginástica Laboral On-line na sua empresa ou levar esta ideia para o seu gestor? Clique aqui e fale conosco, te daremos todo o suporte para melhorar o seu bem-estar durante o home office.