Blog

Ginástica laboral e a redução do absenteísmo na equipe

Uma das consequências da implementação de um programa de ginástica laboral é a diminuição das faltas e atrasos dos funcionários. Saiba o porquê.

O absenteísmo no trabalho significa faltas, atrasos e saídas antecipadas por parte dos funcionários; suspensões disciplinares e também atestados médicos. Além de impactar negativamente na empresa, comprometendo a cadeia produtiva e aumentando os custos de operação, esse problema pode influenciar os outros membros da equipe a também faltarem e a perderem o compromisso com a empresa. Algumas razões para o absenteísmo são: 

  • Acidentes de trabalho 
  • Exaustão do trabalhador 
  • Fatores sociais  
  • Direitos legais garantidos ao trabalhador 
  • Conflitos internos na empresa 
  • Desmotivação 

Como a ginástica laboral pode modular esses fatores? 

Os benefícios do movimento e da atividade física são indiscutíveis. Quer seja uma hora ou apenas 30 minutos de exercícios diários, desde que de forma regular, os exercícios são benéficos ao organismo. Para quem dedica longas horas ao trabalho e acaba não conseguindo se exercitar nos períodos de descanso, a ginástica laboral pode suprir essa lacuna e melhorar a motivação na rotina extenuante de trabalho. 

O principal intuito da ginástica laboral é compensar a atividade muscular ocasionada pelo trabalho e aliviar sobrecargas, isto é, prevenir intercorrências como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Melhorar o clima na organização e satisfação com as condições de trabalho acabam também sendo objetivos da pausa ativa. E é dessa forma que o absenteísmo pode ser diminuído: com a melhora do ambiente de trabalho. 

Além disso, a ginástica laboral frequentemente exige uma Análise Ergonômica do Trabalho prévia e é esse estudo que vai engajar o setor de RH, prevenir acidentes de trabalho — diminuir a emissão de atestados médicos, portanto — e melhorar a saúde mental dos funcionários, amenizando, assim, possíveis conflitos na equipe. 

No caso do absenteísmo negligenciado, além dos prejuízos, punições com advertências e suspensões por até 30 dias, o empregador pode precisar realizar uma dispensa por justa causa, em que deve deixar claro que as faltas foram injustificadas para conseguir fazer os descontos pelas faltas, o que leva a um transtorno burocrático por parte da empresa. 

Algumas ações como a Ginástica Laboral e a Análise Ergonômica para fazer a adequação do posto de trabalho podem ajudar a reduzir e muito os custos com afastamento de um funcionário. Veja aqui quais são esses custos.