A ginástica laboral é uma excelente atividade aplicável no posto de trabalho que melhora a saúde dos seus funcionários e ainda aumenta o desempenho da equipe na produção. Saiba mais!
A situação tecnológica atual da sociedade tem buscado a facilidade no trabalho de maneira geral, seja para a execução das tarefas, visando o conforto, bem como a eficiência. Ao alcançar esses resultados, por outro lado, o sedentarismo pode tomar conta do indivíduo, bem como gerar movimentos repetidos e posturas inadequadas. Mas esse não é um caminho sem solução, já que a Ergonomia existe para combater essas desvantagens do ritmo do século XXI.
Seguida de uma avaliação ergonômica eficaz, a ginástica laboral vem com a proposta de estimular os funcionários a exercitarem a musculatura mais requisitada nas suas ocupações ao longo do dia. Como as atividades desenvolvidas não necessitam de vestimenta e nem locais específicos, elas podem ser realizadas no próprio posto de trabalho, com duração de 5 a 15 minutos para que os benefícios sejam gerados.
Confira 3 benefícios da ginástica laboral :
Diminui os riscos ergonômicos
Segundo as Normas Regulamentadoras, as quais são diretrizes da legislação brasileira sobre o trabalho, a monotonia é um dos riscos ergonômicos possíveis nos ambientes ocupacionais. A ginástica laboral cumpre o papel de uma pausa ativa, ou seja, além de um intervalo de descanso, propõe exercícios ativos que quebram a monotonia e o ritmo excessivo de trabalho.
Proporciona educação em saúde
Ao longo dos exercícios, os profissionais responsáveis pela aplicação da ginástica podem aproveitar e realizar um momento de promoção de saúde com os participantes. Algumas opções são: ensinar alongamentos para casa, tirar dúvidas sobre saúde em geral e debater a importância do combate ao sedentarismo.
Melhora do relacionamento interpessoal
A primeira ginástica do expediente, a de aquecimento, por exemplo, é a melhor para gerar vínculos entre os colegas de trabalho. Os exercícios podem ser realizados em duplas ou em grupo e funcionam também como um quebra-gelo, além de um momento de entretenimento saudável, priorizando a socialização da equipe como um todo.
Mesmo em atividades individuais, é possível criar momentos de descontração entre os colaboradores, algo que façam interagir, comentar e dar risadas. Desta forma, inicia-se a jornada de trabalho de forma leve e descontraída e bem-humorada.