A ginástica laboral pode prevenir lesões e uma série de outras situações prejudiciais ao trabalhador. Com pouco minutos de exercícios no dia como alongamentos, resistência muscular e relaxamento, é possível melhorar a saúde dos colaboradores, incentivar a prática de atividade física e melhorar a concentração. Saiba mais sobre os seus benefícios.
O século XXI continua trazendo um caráter para a estrutura trabalhista de ritmo bastante acelerado e constante busca de progresso. Felizmente, acompanhado a isso, a preocupação com os funcionários também é um indicador de qualidade para as empresas. A ginástica laboral compõe um deles, dando ainda mais competitividade à organização e se tornando atrativa para novos empregados.
Desde os anos 70, a ginástica laboral tem aparecido nas companhias brasileiras. Os primeiros experimentos relatando seus efeitos foram documentados em 1990, em uma amostra de 241 funcionários. Como resultado viu-se que houve prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), aumento do interesse no trabalho, mais integração entre os colaboradores e alívio do estresse físico e mental. Agora com a medicina do trabalho ainda mais avançada, esses benefícios só aumentaram.
Ginástica laboral e sua importância
Dados colhidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em 2017, comprovam que 11,19% de todos benefícios concedidos foram para trabalhadores envolvidos com lesões, de 20 tipos, sendo que quatro eram do tipo LER — lesão de ombro, inflamação nas articulações, inflamação nos tendões e lesão de nervo periférico.
Essa situação leva ao trabalhador tomar certas atitudes que, em sequência, são:
- Automedicar-se — na tentativa de resolver o problema rapidamente para não correr o risco de perder o emprego
- Procurar assistência médica devido ao agravo do quadro
- Agendar perícia no INSS — onde as consultas precisam de revisões e geralmente os beneficiários são mal atendidos
Além de evitar essas situações, a ginástica laboral gera:
- Diminuição de tensões
- Amenização da fadiga muscular
- Melhora da postura
- Reforço da autoestima
- Participação em dinâmicas de grupo
- Valorização do profissional
Inclusive, além dos benefícios para o indivíduo, a ginástica também proporciona benefícios para as empresas como:
- Maior proteção legal
- Baixo custo de implantação do programa
- Funcionamento como política de RH
- Menor número de afastamentos