Sabemos que os exercícios da ginástica laboral fazem a prevenção de diversas doenças e lesões ocasionadas pelo trabalho, devido aos movimentos repetitivos, má postura, estresse, entre outros. Os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular trabalham as estruturas que serão solicitadas durante a jornada de trabalho e também compensam as que não serão utilizadas. Mas você sabe qual tipo de ginástica laboral é o mais indicado para os seus colaboradores? Veja abaixo quais são os tipos, para o que servem e alguns exemplos de exercícios.
Ginástica Laboral Preparatória
Como o próprio nome sugere, a ginástica laboral preparatória tem como objetivo preparar o corpo para as atividades do dia. Ela é realizada antes da jornada de trabalho, realizando exercícios de coordenação motora, flexibilidade, resistência muscular e até atividades cardiorrespiratórias.
Os exercícios realizados têm a função de “despertar” e ativar fisiologicamente o corpo dos funcionários, aumentar levemente os batimentos cardíacos e liberar endorfina, deixando-os mais concentrados e dispostos para o trabalho.
Exemplos:
- Corridinhas no lugar
- Elevação de joelhos
- Aquecimento articular
- Pequenos deslocamentos laterais e frontais
- Agachamentos
- Exercícios para fortalecimento de panturrilhas
- Polichinelos
Ginástica Laboral Compensatória
Durante a jornada de trabalho é comum o colaborador sentir algum desconforto muscular, dores ocasionadas pela má postura, tensão, estresse, entre outros incômodos. Por isso, a ginástica laboral compensatória é realizada para amenizar tais desconfortos. São realizados exercícios de respiração, alongamento e correção postural durante o expediente.
Devido ao tempo de aula, os exercícios serão mais focados em uma determinada estrutura, como pescoço, costas, punhos, antebraços, ombros e demais estruturas que sofrem uma sobrecarga de trabalho maior.
Exemplos:
- Alongamento para membros superiores e inferiores
- Exercícios de inspiração e expiração para amenizar o estresse
- Mobilidade articular de ombros, punhos e quadril
Ginástica Laboral de Relaxamento
Realizada ao final do expediente, a ginástica laboral de relaxamento atua na redução do estresse, alivia as tensões acumuladas durante o dia e proporciona um retorno mais tranquilo para casa.
São utilizados exercícios de massagem, respiração e até meditação. Se for permitido música na empresa durante o período das aulas, pode ser utilizada uma música mais lente, suave e que traga a sensação de bem-estar.
Exemplos:
- Inspirar e expirar lentamente algumas vezes
- Realizar movimentos lentos e suaves de alongamento
- Espreguiçar alongando o máximo que conseguir
- Flexionar o tronco para baixo alongando as costas e a região lombar
Ginástica Laboral Corretiva
Assim como a ginástica laboral compensatória, a do tipo corretiva tem o objetivo de amenizar as dores e os incômodos provocadas durante a rotina de trabalho. Possivelmente alguns movimentos repetitivos, má postura, levantamento de cargas excessivas sem o devido equipamento de segurança podem resultar em lesões.
Por estes motivos, a ginástica laboral corretiva tem a função de fortalecer a musculatura que se encontra fraca e alongar a musculatura que foi sobrecarregada durante o dia. Ela é mais indicada ao final do expediente, assim como a relaxante.
Exemplos:
- Exercícios de resistência muscular para membros superiores e inferiores
- Aquecimento articular
- Alongamento para membros superiores e inferiores
- Exercícios para correção postural
É importante destacar que para saber ao certo qual tipo de ginástica laboral é a mais indicada para os colaboradores, precisa-se da avaliação feita por um profissional de educação física qualificado, junto aos gestores da empresa. O tipo de atividade desempenhada pela empresa também irá ajudar nessa definição.
Por exemplo, para indústrias, o mais indicado será a ginástica laboral preparatória e relaxante. Para escritórios, o ideal será a ginástica laboral compensatória e corretiva.
Gostaria de um suporte ou uma cotação para implantar a ginástica laboral na sua empresa? Clique aqui e fale conosco.